Le Manjue Bistrô

Matéria publicada na Revista Paisagismo & Jardinagem, edição nº128

CapaRevistaAo planejar o paisagismo do bistrô, em São Paulo, SP, o conceito seguiu a arquitetura sustentável, elaborada pela arquiteta Flavia Machado, de São Paulo, SP, e gastronomia orgânica do local. Assim, o objetivo da paisagista Aline Famá, de São Paulo, SP, era desenvolver um espaço tão agradável quanto um jardim, apostando na vegetação que antes ficava apenas na varanda.

A solicitação foi por plantas tropicais, com preferência nativas, e que se adaptassem à sombra. “Essa decisão é importante em um projeto sustentável, pois quando são usadas espécies endêmicas, a necessidade de manutenção e irrigação é reduzida”, afirma Aline. Nos cachepots, feitos com madeira de demolição, a escolha foi por mapuá (Cyclanthus bipartitus), cipó-uva (Cissus rhombifolia), maranta-pavão (Calathea makoyana) e guaimbê (Philodendron bipinnatifidum).

Outras plantas contribuíram com o volume e textura, como a palmeira-leque (Licuala grandis), singônio (Syngonium angustatum), aspargos (Asparagus setaceus), samambaia-prata (Pteris cretica), ripsalis (Rhipsalis baccifera), espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata) e barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan). Em frente à janela foram plantadas mudas de cafeeiro (Coffea arabia), que contribuem com cor e se conectam ao conceito de retomada da história local, já seus frutos vermelhos dão descontração ao ambiente.