IBRAP Projetos idealiza belo projeto paisagístico

Matéria publicada no site Paisagismo em Foco em 31/05/2012

Localizado em uma casa de vila no bairro do Itaim em São Paulo este pequeno espaço de 12m2 está totalmente integrado com a residência onde vive um casal jovem.

O jardim interno funciona como uma extensão da casa, onde bancos de madeira peroba reaproveitada dão um toque de rusticidade ao espaço, formando uma pequena sala de estar. O destaque ficou para a mesinha de centro feita sob medida para receber vasos de temperos, que podem ser substituídos sempre que desejados. “A proprietária adora receber amigos e preparar pratos com ingredientes frescos”, comenta Aline Famá, bióloga e paisagista do Ibrap Projetos.

Os belíssimos vasos de cerâmica esmaltados existentes receberam novas espécies como Lavanda (Lavanda angustifolia), Palmeira leque (Licuala grandis) e Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) e foram posicionados de maneira que pudessem proporcionar um cantinho aconchegante junto com os tamboretes de mesmo material.

 


 

Numa das paredes de tijolos aparente a opção foi pelo uso de cruzetas formando um painel com vasos de cerâmica de cores variadas com ripsális (Rhipsalis baccifera), bromélias (Neoregelia ‘Fireball’) e orquídeas chuva de ouro (Oncidium reflexum). Na outra parede, cabos de aço foram fixados para que as trepadeiras Flor de Cera (Hoya carnosa) e Jasmim de Madagascar (Stephanotis floribunda) pudessem alcançar a luz do sol.

Uma árvore frutífera foi solicitada pelo casal para atrair pássaros silvestres que aparecem todas as manhãs. A espécie escolhida foi uma Jabuticabeira, cujo vaso foi posicionado estrategicamente para esconder o equipamento de aquecimento a gás.

Como não poderia faltar o elemento água, uma pequena fonte com revestimento em pastilhas de vidro azuis foi decorada com pedras e espécies aquáticas – Mini Papiro (Cyperus papyrus), Aguapés (Eichhornia crassipes) e Alface d’água (Pistia stratiotes).

 


 

Na fachada da casa uma trepadeira Primavera (Boungainvillea spectabilis) na cor pink foi plantada num vaso vietnamita azul.

Equipe:

Fabiana Santiago

Lilian Cardenas

Aline Famá

Alice Iwamoto

Para ver a matéria completa, acesse: Paisagismo em Foco